quinta-feira, 14 de outubro de 2010


Atenção Internauta!!

0

Vc vai tc? Blz, isso na net, naum é problm.
Mas... se você for redigir um relatório para o seu superior, for fazer uma redação ou copiar uma receita para a vovó, vai ficar complicado! O superior vai te achar incompetente, a professora vai te dar um belo ZERO e sua avó vai ficar um século tentando entender que língua estrangeira é essa que estão ensinando nas escolas!


Brincadeiras a parte, você que não vive sem dar uma tecladinha, não pode esquecer que fora da internet, em alguns casos, essas abreviações não são tão queridas assim!! As abreviações foram aderidas às conversas, para que elas ficassem mais dinâmicas, rápidas etc... Tal prática não é bem aceita por estudiosos da língua, nem tão pouco pela maioria de educadores, pois quando se trata da linguagem formal, a mesma interfere na qualidade da escrita.

Mas essa pratica, vem do passado! Desde os primeiros séculos da história do Brasil havia a abreviatura de documentos, e dentre os fatores que contribuíam para esta ocorrência estavam: a falta de recursos em adquirir materiais, como tintas, papéis e plumas, em razão da distância entre Portugal e a colônia, e a ausência de um sistema ortográfico oficial para a língua portuguesa.  Com isso, a melhor opção era abreviar as palavras, em virtude da praticidade do ato frente à escrita de textos produzidos à mão.
Mesmo quando surgiram os primeiros documentos impressos, ainda no século XVII, com a chegada da família real portuguesa, as abreviaturas não deixaram de existir em razão dos altos preços dos materiais utilizados na impressão.

Veja algumas abreviaturas usadas no passado:

X- Essa letra, na sua forma maiúscula, era empregada para designar “Cristo”.

7.bro e 8.bro - Essas abreviaturas serviam para grafar os nomes dos meses de setembro e outubro, muito semelhante ao modelo atual encontrado nas salas de bate -papo.

Vm - Hoje é muito comum colocar “vc” para abreviar você, e naqueles tempos era para designar “vossa mercê”.

Onra e Sõra - Abreviaturas de senhora.

Hoje a pratica não é usada somente para a internet, mas também em celulares, para o envio de mensagens como torpedos e SMS, em que a abreviatura significa economia linguística e também financeira. Também para os bilhetinhos pessoais.

Veja algumas abreviaturas usadas hoje:

RS = Risos
N = Nao
S = Sim
BLZ? = Beleza?
CMG = Comigo
QQ = Qualquer
PQ? = Porque?
TBM = Tambem
() (Abraços)
Bjs (beijos)
c/ (com)
c/o (como)
icq (falamos no icq)
ily ou ilu (i love you (amo-te))
k (quê)
msg (mensagem)
msm (mesmo)
ñ (não)
obg (obrigado)
p/ (para)
pq (porque)
q (que)
qq (qualquer)
tbm (também)
tks ou thx (thanks (obrigado))
x (vez)
:-) (sorrindo)
(-: (também a sorrir)
:) (sorrindo sem nariz)
:') (chorar a rir)
:-() (rir de boca aberta)
8-) (sorrindo com óculos)
[:-) (a sorrir com walkman (a ouvir música))
;-) (piscar olhos)
:-* (beijo)
:-( (triste)
:'-( (a chorar)
:-O (espanto)


Existe um monte de abreviaturas. Se você conhece alguma que não esteja ai, deixe um comentário e nos deixe por dentro dessa nova onda!!

            Vlw?! Ogb por tc no coments.! Bom FDS p vc! Té a próxima! ;)
Bjkssss


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pelos comentários! Adooooooro... Bjks