sábado, 9 de outubro de 2010


Dia da Crianças!! Atenção com os presentes!!!

2

       Chegou o dia mais esperado pelas crianças!! Mas alguns cuidados devem ser tomados, muitos brinquedos oferecem riscos às crianças. Peças pequenas, gosmentas, frouxas entre outras coisas... Presente sem o selo do INMETRO, nem pensar!!
        Cada dia que passa, os brinquedos estão mais fáceis de serem engolidas! Bonecas com mais acessórios (minúsculos acessórios), carrinhos frágeis e quebráveis, massinhas de modelar tóxico. É importante verificar a idade permitida em cada brinquedo (essa referencia deve vir em TODAS as embalagens!)
      
Segue abaixo umas dicas de brinquedos separados por faixa etária!!

Do nascimento até 1 mês e ½

O bebê ainda não consegue segurar objetos intencionalmente. Só por reflexos. Nesta fase é importante estimular os sentidos cantando, abraçando e acariciando o bebê. Exagere nas fisionomias bem próximo ao rosto da criança. Demonstre alegria e satisfação.

De 2 a 4 meses

Nesta fase o bebê passa deste estado de quase inércia para as primeiras reações intencionais. Ele diverte-se quando é levado ao alto e gosta, ainda, de fixar o olhar em objetos atraentes e coloridos.

Sugestões de brinquedos:
·         Brinquedos com texturas e formatos de fácil manipulação
·         Móbiles
·         Brinquedos que emitam sons (com guizos em seu interior, por exemplo)

 De 5 a 7 meses

A criança já consegue ficar mais tempo fixando um objeto. Volta-se para a direção de onde vem algum som. O bebê já emite alguns ruídos com o intuito de chamar atenção. Aos 7 meses já atende se for chamado pelo nome.

Sugestões de brinquedos: 
·         Tapetes de atividades com sons e espelho, pois aqui o bebê já é capaz de se reconhecer
·         Brinquedos que emitam sons

De 8 a 10 meses


A criança já pode interagir com jogos simples e buscar por algum objeto de desejo. Gosta de bichinhos de pelúcia e bonecos. Livros plásticos para o banho também são uma ótima pedida. Tudo muito colorido.

Sugestões de brinquedos:
·         Livrinhos de banho
·         Jogos de interação do tipo que se aperta algum botão e há emissão de som
·         Bichos de pelúcia e bonecos


De 11 meses a 1 ano
A linguagem está em pleno desenvolvimento. Já consegue concentrar-se por um pequeno período de tempo ouvindo uma história. Repete tudo o que escuta. Gosta de reproduzir as palavras que aprendeu com o telefone ao ouvido. Quando consegue equilibrar-se bem a bola também é um elemento inseparável.

Sugestões de brinquedos: 
·         Livros com grandes figuras e pouco texto que retratem objetos de seu dia-a-dia: mamãe, papai, carro, mamadeira, etc.
·         Livros com fotos ou desenhos de bichinhos
·         Telefones
·         Bolas

De 1 ano a 1 ano e ½  

Imita sons e reconhece objetos. Adora brincar de espalhar e guardar tudo. Claro que a seu modo.

Sugestões de brinquedos: 
·         Caixote com objetos de formas geométricas. Cubos, círculos e triângulos de plástico ou feltro
·         Potes e tampas
·         Panelinhas

De 1 ano e ½ a 2 anos
A criança já reconhece algumas cores e formas. Sabe procurar e encontrar objetos que guardou. Gosta de brinquedos que possa empurrar, puxar, encaixar e explorar com os dedos. Adora tentar descobrir como as coisas funcionam.

Sugestões de brinquedos: 
·         Brinquedos de montar
·         Bichinhos de plástico
·         Cubos com formas vazadas para encaixar peças similares
·         Carrinhos e caminhões
·         Chaves

 De 2 anos a 2 anos ½ 

 Após os 2 anos a criança começa a descobrir o prazer em brincar com o outro. O egocentrismo começa a sair de cena e então começa o processo de socialização. Até os 2 anos e ½ a criança assimila centenas de palavras em pouco tempo. Já é capaz de construir frases simples completas. Reconhece cores e formas. Compreende perfeitamente o significado da palavra "NÃO". Classifica formas, cores e espessuras.

Sugestões de brinquedos: 
·         Blocos lógicos - encontrados em lojas de brinquedos educativos. Possui quadrados, círculos, triângulos e retângulos nas cores primárias, com diferentes tamanhos e espessuras
·         Blocos de madeira com diferentes formas e tamanhos para fazer torres e pequenas construções.

3 anos 
Nesta fase, papais e mamães precisam ter bastante disponibilidade para responder a todos os questionamentos da criança - Como? Quando? E a preferida: Por quê? - Apesar da linguagem ainda estar em desenvolvimento, seu vocabulário já é bastante extenso. Consegue comunicar-se com perfeição. Sua coordenação fina está mais segura. É nesta fase que a lateralidade (destra ou canhota) normalmente se define.

Sugestões de brinquedos: 
·         Cubos de tecido, onde cada lado existe um treino motor como zíperes, botões e ganchos para abrir e fechar.
·         Cubos com tamanhos decrescentes e que encaixam-se um dentro do outro, para serem empilhados.

 4 anos  
Agora a criança apresenta maior coordenação global e conseqüentemente coordenação fina. Começa a se interessar por brincadeiras coletivas e demonstra maior equilíbrio.

Sugestões de brinquedos: 
·         Jogos em equipe com uso de bola e bastões
·         Bicicleta
·         Trabalhos manuais, com tesoura de ponta redonda e sob supervisão de adultos

5 anos   

Destreza e motricidade já bem definidas. Descobre a satisfação em tentar resultados diferentes e conseguir realizar trabalhos esteticamente bonitos. A gama de opções cresce bastante. Torna-se mais sociável, descobrindo o prazer de brincar em grupo.

Sugestões de brinquedos: 
·         Modelagem em massinha, argila ou gesso
·         Canetas e caderno de desenho
·         Quebra-cabeças
·         Pular corda
·         Jogos coletivos com regras e objetivos mais elaborados

6 anos   

A criança já é capaz de realizar diversas tarefas sozinha: troca-se, escova os dentes, dá laço em tênis. Bastante independente, já conhece a função de cada objeto. Surge um interesse maior por jogos eletrônicos e computador. Há bastante polêmica neste sentido, mas é preciso saber dosar, pois são tecnologias que fazem parte do nosso cotidiano moderno e também muito ricas para desenvolvimento de raciocínio e estratégia. É preciso, no entanto impor limite no uso deles e também serem criteriosos em sua escolha, provendo aspectos educativos.

Sugestões de brinquedos: 
·         Jogos eletrônicos
·         Jogos em computador
·         Bonecos e bonecas
·         Palavras cruzadas
·         Jogos com figuras e letras que representem a letra inicial do objeto

7 a 9 anos

Raciocínio lógico pode ser usado quase em sua totalidade, permitindo o trabalho com jogos de estratégias simples.

Sugestões de brinquedos: 
·         Jogo da velha
·         Jogo de damas
·         Trilha

  10 a 12 anos

Pensamento lógico desenvolvido em sua plenitude, pode-se usar jogos mais complexos e estratégias que necessitem de abstração.

Sugestões de brinquedos: 
·         Batalha naval
·         Jogos de tabuleiro que forcem cálculos, previsões, custos e lucros
·         Jogos de conhecimento geral com perguntas e respostas das mais diversas áreas de conhecimento. 


 
 Depois de todos os cuidados tomados, boas compras e que seja uma beleza de 
DIA DAS CRIANÇAS PARA TODOS!
 
   
 

2 comentários:

Raquel Sampaio disse...

Adorei!Beijinhos !!!!

Nathália Leite disse...

Que bom que vc gostou!! É uma dica bem importante! bjs

Postar um comentário

Obrigada pelos comentários! Adooooooro... Bjks