segunda-feira, 4 de outubro de 2010


A Utilização do Gesso!

2
        Está construindo ou reformando? Confira algumas vantagens da utilização do gesso!

         O gesso não é só bonito e barato: as peças confeccionadas com este material apresentam bom isolamento térmico e acústico. Em suas infinitas aplicações, o gesso se destina principalmente a dois tipos de segmento: construtivo, como em revestimentos, divisórias e forros, e decorativo, na arquitetura de interiores. É uma ótima opção para apartamentos, pois faz menos sujeira que a construção em alvenaria.
      
    O Gesso no segmento Construtivo:

            - Revestimento de Gesso
        Revestimento de gesso é o recobrimento de superfícies, paredes e tetos, com pasta ou argamassa de gesso confeccionado in-loco. É uma técnica usada com a finalidade de eliminar as ondulações nas emendas das placas de gesso ou dar acabamento em paredes e tetos de alvenaria.
        O revestimento com gesso é particularmente recomendado para superfícies internas e secas, já que a umidade e á água permanente altera as características do gesso.
Vantagens e Cuidados Básicos
  • Têm elevada aderência aos diversos tipos de substratos: cerâmica, concreto, sílico-calcários, argamassa de cimento, madeira etc;
  • Facilitam o acabamento lisos e decorativos, devido a textura fina e baixa retração, podendo aceitar a pintura direta sem a utilização de massa corrida;
  • Têm endurecimento rápido e dispensam prazos de cura prolongados, sendo apenas necessário aguardar o período de secagem, que depende da umidade e velocidade de troca de ar do ambiente e da espessura do revestimento aplicado.
  • Têm baixa massa específica , o que pode contribuir para redução do peso próprio;
  • Têm baixa condutividade térmica e resistência ao fogo, o que contribui para prolongar o tempo de proteção contra fogo;
  • Contribui para manter o equilíbrio higrotérmico com o meio ambiente e pode reduzir o efeito da umidade de condensação em ambientes com excesso de vapor de água.
Por outro lado, os revestimentos de gesso demandam cuidados:
  • O gesso pode reagir com o cimento portland, em presença de umidade, com isso o revestimento de gesso não poderá ser aplicado sobre superfícies de argamassa ou de concreto de cimento em prazo inferior ao um mês. Também não deve ser aplicado nem receber pintura a base de cimento
  • São bastante suscetíveis ao desenvolvimento de bolor, principalmente em ambiente pouco ventilados e úmidos. Recomenda-se nestes casos utilizar um sistema de pintura permeável ao ar, e garantir a estanqueidade da base do revestimento com impermeabilização adequada.
O gesso propicia a corrosão de metais ferrosos, podendo provocar manchas de ferrugem quando em contato. Por isso, deve ser evitado a utilização de instrumentos ferrosos na aplicação.
Dica:
             O bolor (manchas) no teto dos banheiros e da cozinha é causado pela umidade do banho ou preparo das refeições. Evita-se mantendo as janelas abertas durante e após o uso do ambiente. Para remover tais manchas no caso de seu aparecimento, utilizar água sanitária. Recomenda-se que os forros dos banheiros sejam repintados anualmente com tintas acrílicas.

- Divisórias em blocos ou painéis de gesso

As vantagens são tentadoras quando se trata de estética e praticidade. As divisórias de gesso são versáteis, removíveis, proporcionam conforto acústico, pela capacidade de isolar os sons, e térmico, além de serem tão resistentes quanto as paredes de alvenaria, garantem os especialistas.
Tendo aspecto real de paredes de alvenaria revestidas com gesso e os cones internos (câmaras acústicas) podem servir de passagem de tubulações hidráulicas, elétricas e telefônicas.
as instalações elétricas, hidráulicas e telefônicas são executadas e testadas durante a construção das paredes, evitando a reabertura das mesmas, o que resultaria em desperdício de materiais e mão-de-obra.Outra vantagem é a leveza, enquanto uma parede de alvenaria pesa em média 180 quilos, a de pré - moldados de gesso tem peso máximo de 50 quilos e espessura delgada, que propicia mais amplitude ao ambiente (Ganho de área útil devido a menor espessura,
ganha-se até 4% da área útil) além da economia: sendo o metro quadrado de uma parede de gesso mais barato que uma obra com tijolo e cimento.


                - Forro de Gesso:

O forro de gesso, além de decorar o ambiente, pode resolver os problemas de vigas aparentes e rebaixamentos de um modo geral. Suas características de resistência ao fogo, melhor isolamento termo-acústico, economia e rapidez na instalação, fazem com que o forro de gesso
seja superior aos demais.
 
Cuidados com o forro de gesso
  • Nos forros de gesso não se deve permitir impactos, pois podem quebrar.
  • Não fixar ganchos ou suportes para pendurar vasos ou qualquer outro objeto, pois os forros não foram dimensionados para suportar peso.
  • Os forros de gesso nunca podem ser molhados, pois o contato com a água faz com que o gesso se decomponha.


O Gesso no segmento decorativo:

          O uso do gesso na arquitetura de interiores pode ser usada com molduras, frisos, florões, sancas, cimalhas, iluminação embutida, revestimentos de colunas, frentes de lareira, captéis, além de perfis e bordas de janelas e portas. Já existe no mercado opções de modelos prontos ou peças feitas sob encomenda para o espaço e no estilo solicitado. Neste caso, com moldes desenvolvidos especificamente, o preço também é diferenciado.


Aproveite essas dicas e dê um toque de beleza especial na sua casa.

2 comentários:

A casinha da Renatinha disse...

Oi Nath! Adorei o post, tudo explicadinho.

Eu adoro esses gessos decorativos, lindo demais.

Bjs!

Nathália Leite disse...

Que bom que vc gostou!!!

Bjksss

Postar um comentário

Obrigada pelos comentários! Adooooooro... Bjks